WhatsApp quer ter funcionalidades de IA sem comprometer privacidade

Segundo a companhia, a funcionalidade permitirá aos usuários do aplicativo de mensagens usufruírem de ferramentas baseadas em IA generativa sem abrir mão das proteções de privacidade já existentes

WhatsApp quer ter funcionalidades de IA sem comprometer privacidade

A Meta realizou nesta terça-feira (29) a primeira edição do LlamaCon, evento voltado a desenvolvedores de Inteligência Artificial (IA), no qual apresentou algumas das principais novidades da empresa para esse setor. Um dos destaques foi a introdução do recurso chamado "Processamento Privado" no WhatsApp.

 

Segundo a companhia, a funcionalidade permitirá aos usuários do aplicativo de mensagens usufruírem de ferramentas baseadas em IA generativa sem abrir mão das proteções de privacidade já existentes.

O WhatsApp é conhecido por sua criptografia de ponta a ponta, o que costuma gerar dúvidas sobre a compatibilidade com tecnologias de IA processadas em nuvem. No entanto, a Meta afirma estar desenvolvendo uma solução capaz de equilibrar privacidade e inovação.

De acordo com a empresa, o "Processamento Privado" será um recurso opcional. Quem optar por ativá-lo poderá, por exemplo, utilizar a inteligência artificial para resumir mensagens não lidas. Ainda não há previsão oficial para o lançamento da novidade.

Leia Também: Tripulação chinesa retorna à Terra após missão espacial de seis meses